Aleatórios

Alimentação sem carnes

Não como carnes há três anos e meio e foi uma das melhores escolhas que já fiz na minha vida. O Alexandre foi quem tornou-se primeiro e a partir daí eu levei 7 meses para topar a idéia. Neste meio tempo ele me falou e me mostrou coisas que eu nunca havia parado para pensar e com o passar do tempo fui percebendo que esta era mesmo uma decisão muito sábia, digna de pessoas que param para refletir e fazem a mudança que julgam necessária. (E isso serve para qualquer tipo de mudança que queremos fazer e não temos coragem ou iniciativa). Lá no início, eu pensava e ponderava muito como é que iria ser a reação da minha família, como eu me sentiria em eventos sociais, com amigos etc. Mas encarei a mudança e hoje posso dizer que não foi difícil como eu imaginava que seria. Na verdade, não foi nada difícil. Em casa, fui solicitando com muita gentileza que alguns velhos hábitos fossem substituídos – como deixar de colocar bacon no feijão – e também fui sugerindo novos pratos a serem feitos. Em relação aos amigos, quem é amigo mesmo entende e respeita a sua decisão e a estes você pode dar alguma explicação, se isso for solicitado. De resto, não devemos explicações a ninguém. Eu só falo sobre este assunto quando sinto que a pessoa está realmente interessada, que está disposta a ouvir e não apenas querendo uma discussão.

Quando paramos de comer carne achamos que as nossas opções irão reduzir, na verdade elas aumentam muito pois nós nos damos a chance de descobrir comidas deliciosas que antes não faziam parte do nosso cardápio. Passamos a usar leguminosas, cereais, hortaliças, queijos, ovos, leite e iogurtes de uma maneira que antes era impensável. Junte estes ingredientes com deliciosos temperos e especiarias como curry, açafrão, cardamomo, pimenta, páprica, cominho, manjericão, orégano, alecrim, manjerona e tantos outros e você poderá obter deliciosos pratos de forno e fogão.

Bem, não quero me prolongar agora neste assunto, pois não tenho a intenção de convencer ninguém, mas apenas mostrar que com um pouco de determinação é possível realizar mudanças positivas que só irão fazer bem, em todos os sentidos. Este é realmente um maravilhoso sistema alimentar, que ainda sofre muito preconceito justamente pelas pessoas acharem que só comemos alface. Ah, e soja não faz parte do meu cardápio, não gosto e não preciso dela para viver bem.

E eu nem falei dos benefícios para a saúde, a leveza no corpo, a disposição, a melhor percepção do paladar, lala lala.. aqui temos assunto para outro post hehe.

Abaixo, um quadro que mostra os recursos necessários para a produção de 1 kg de carne.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale a pena dar uma pensadinha sobre isso, não vale?

7 Comments

  1. Juliana

    Oi Sari,
    É muito bom ler e conversar sobre esses assuntos. Ainda não consegui me tornar uma vegetariana (pelos mesmos motivos que vc escreveu no post), mas acho que falta pouco…. e realmente, os verdadeiros amigos entendem e respeitam a nossa opinião… gostei de ler isso!
    Beijos, boa semana.

    [Responder]

    Alexandre Montagna Reply:

    Vamos lá, Ju! Beijinhos!

    [Responder]

    Sary Reply:

    Oi Ju, mas é como eu disse, às vezes a gente imagina que será ruim, que ninguém vai entender. Mas aqueles que gostam da gente entendem, pode ter certeza. Aos poucos eles aceitam e estarão até fazendo pratos vegetarianos pra ti hehe.. Nos tornamos ainda mais especiais. Podemos trocar mais idéias sobre isso. Nos vemos hoje a noite né? Beijão!

    [Responder]

  2. Belíssimo texto, meu amor. Se eu já não fosse vegetariano, ficaria super inclinado a adotar essa alimentação depois de ler este texto gostoso e super bem escrito. Adorei!

    [Responder]

    Sary Reply:

    Obrigada querido. Sua opinião é muito importante para mim. Beijinhos!

    [Responder]

  3. Adorei a visita pelo blog. O seu cantinho esta muuito legal e esse post em especial foi bem gostoso de ler, voce escreve de uma maneira fluida e clara.
    parabens!
    Agora que conheco o caminho vou continuar vindo.
    Beijos

    [Responder]

    Sary Reply:

    Obrigada Mayara! Fiquei muuuuito feliz com a sua visita por aqui!! Espero que possamos trocar boas idéias!
    Grande beijo :*

    [Responder]

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.