Cultura

O Caminho do Guerreiro Pacífico

Em relação a livros que inspiraram filmes eu prefiro sempre seguir esta mesma ordem, ler o livro e depois ver o filme. Assim aconteceu com Olga, Ensaio sobre a cegueira, O caçador de pipas, O código da Vinci e outros. Porém, depois de assistir três vezes o filme “Poder além da vida” (do original Peaceful Warrior), eu quis saber um pouco mais sobre a história de aprendizado e superação que me encantou. Fui atrás e descobri o livro “O caminho do guerreiro pacífico”.

Livro
Livro

A história é baseada em um caso verídico da vida de Dan Millman. Dan é um estudante universitário e atleta de ginástica olímpica que tem uma boa vida, muitas garotas e uma carreira promissora, porém, ele sente que falta algo em sua vida. Após acordar de um pesadelo, Dan acaba entrando em um posto de gasolina onde conhece Sócrates e a partir de então, começa uma viagem de autodescoberta, quebrando seus paradigmas e conhecendo um novo mundo.

O filme e o livro me fascinaram pois eles nos propõem uma reflexão interior, de como levamos a vida, dos nossos hábitos, da nossa falta de concentração, de foco… É possível fazer muitos links com a filosofia do Yôga, pois para trilhar a caminhada da evolução, é necessário cultivarmos bons hábitos, mudarmos algumas atitudes, costumes, visões de mundo para que, pouco a pouco, possamos de fato vivenciar o autoconhecimento.

Lendo o livro pude descobrir muitas conversas entre os dois, detalhes que são impossíveis de serem passados no filme. Algumas das lições que podemos tirar são:

– Saber o que realmente o que se quer da vida e qual o seu poder em relação a esta vontade. Acumular conhecimentos não basta, é necessário sabedoria para por em prática o conhecimento e agir.

– Ter senso de humor, especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.

– O hábito é um problema. É preciso estar consciente de suas escolhas e ser responsável pelos seus atos.

– A felicidade está na jornada, e não no destino. Curta o caminho.

– Cultivar o poder de mudança: nada permanece o mesmo.

cena do filme
cena do filme

Deixo aqui então esta dica de filme e livro. Realmente é um grande aprendizado. Estou no processo de assimilar e colocar muitos ensinamentos em prática, que é o que de fato importa.

Twitter do Dan Millman a quem interessar: http://twitter.com/pwDan

Trailer:

“Todos lhe dizem o que fazer e o que é bom pra você. Não querem que você encontre suas próprias respostas. Querem que você acredite nas respostas deles. Pare de escutar os outros e ouça o que tem no seu interior.”

“As pessoas temem o que há por dentro. Mas é o único lugar onde encontrarão respostas”.

“Todos lhe dizem o que fazer e o que é bom pra você. Não querem que você encontre suas próprias respostas. Querem que você acredite nas respostas deles. Pare de escutar os outros e ouça o que tem no seu interior.”
“As pessoas temem o que há por dentro. Mas é o único lugar onde encontrarão respostas”.

7 Comments

  1. Esse filme é muito bom! Não conheço o livro, adorei a dica!!
    beeijos

    [Responder]

    Sary Reply:

    Oi Mayara! O livro realmente é tri bom. Beijokas!

    [Responder]

  2. Excelente filme, excelente livro (baseando-me no teu relato e nos trechos que li)!

    Te amo, guerreira pacífica!

    [Responder]

    Sary Reply:

    Muito bom né pretinho! E excelente é ter você por perto, me ensinando todos os dias! Beijos doces!

    [Responder]

  3. Ozana

    Olá Sary,
    Gostei muito da dica, o filme já assisti muuuuuitas vezes, mas estava mesmo procurando pelo livo, pois tbém concordo com a ordem, embora nem sempre a cumpra….hehehe, de q/q forma adoro ler e assistir.
    Em tempo, adorei os comentários de vcs. muito fofos. Saudades.
    Beijinhos

    [Responder]

    Sary Reply:

    Oi Ozana!!!
    Olha eu gostei muito mesmo do livro, aposto que vc tbm irá adorar! Vamos combinar alguma coisa no findi pra matar a saudade!! Beijão!!!

    [Responder]

  4. Bruno di Persi

    Um livro e um filme que que te mostra novos angulos da vida…parabens.

    [Responder]

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.